Planejamento estratégico
A essência do desenvolvimento de qualquer empresa
O ato de planejar é a essência de uma boa gestão empresarial e, atualmente, após as instabilidades mundiais de 2020 para cá, ficou inviável fazer planos, traçar metas e objetivos para um negócio ou executar determinado projeto, sem a realização de um bom planejamento estratégico.
A Marvel é um exemplo disso! No início dos anos 2000, à beira da falência e com parte de seus super-heróis, mais famosos, vendidos para outras marcas, Stan Lee usou um aporte financeiro para estruturar a empresa.
Atualmente, a Marvel faz parte do conglomerado Disney, mas possui um planejamento a longo prazo de dar inveja, então, o que podemos aprender com tudo isso?
Simples, aprendemos que com planejamento estratégico criamos metas plausíveis, além de pensar em recursos para gestão de risco, pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.
Sendo assim, essa estratégia pode ser entendida como uma forma do seu gestor ter um olhar de dentro para fora da empresa, ou seja, isso ajuda o dono do negócio a conhecer a realidade da empresa pela visão dos outros. Com isso, é possível ajustar o que for necessário antes de projetar essa imagem para o mercado.
Afinal, essa ferramenta também pode ajudar o negócio a criar objetivos de acordo com sua realidade e montar um roteiro para chegar até eles, podendo partir desde modificações na infraestrutura até assinatura de novas ferramentas de gestão, concluindo então, que o planejamento estratégico mostra o que é possível fazer e quais recursos ajudam a atingir o resultado esperado na empresa.